sábado, 11 de maio de 2013

Abelha





Sintomas da picada de abelha: As reações podem ser tanto tóxicas como alérgicas. As manifestações tóxicas em decorrência da picada de abelha são: dor, edema e eritema (coloração avermelhada). Quando acontece da vítima sofrer muitas picadas, pode ocorrer manifestação sistêmica, devido à maior quantidade de veneno inoculada. Nesse caso, pode haver coceira, vermelhidão, calor generalizado, hipotensão, taquicardia, dor de cabeça, náusea, dentre outros sintomas. Em casos mais graves, pode haver estado de choque, forte insuficiência respiratória e insuficiência renal. Já as manifestações alérgicas geralmente causam um edema que dura por vários dias, tendo como outras reações a cianose, urticária generalizada, broncoespasmos, choque anafilático, pressão baixa, colapso, perda da consciência e incontinência urinária e fecal.

Vemos elas voando ao nosso redor e sempre tentamos fugir delas para evitar as suas picadas. As vespas e as abelhas são dois insetos que, aparentemente, são parecidos, principalmente pelos seus zumbidos e pelas cores do seu corpo, mas que na realidade são muito diferentes, tanto no seu comportamento como na sua atitude e no seu ciclo de vida. Para saber qual é a diferença entre vespa e abelha continue lendo este artigo  pois vamos explicar para você, indicando o comportamento de cada uma das espécies, assim como outros aspectos destacáveis que vale a pena conhecer.

As abelhas


Antes de falar sobre as diferenças entre vespas e abelhas vamos falar concretamente de cada um destes animais para entender melhor. As abelhas são antófilos, insetos himenópteros que pertencem à família Apidae.


As abelhas são as responsáveis por coletar o pólen das flores e seu néctar, que poderão armazenar nas colmeias; as abelhas do mel são as que têm a capacidade de criar mel em si mesmas. O motivo pelo qual podem coletar todas estas substâncias é graças às características intrínsecas do seu corpo, pois em suas patas se encontra uma espécie de cesta que permite armazenar o pólen que vão coletando.


Existem diferentes tipos de abelhas, mas a maioria costuma ser de cor marrom-claro com listras pretas e, de longe, este marrom pode ser semelhante a um tom amarelado, motivo pelo qual podem ser confundidas com as vespas.


No que diz respeito ao comportamento social, as abelhas são animais muito sociáveis que vivem em colmeias muito grandes que costumam construir nas árvores. Dentro desta sociedade descobrimos que as estratificações sociais estão muito bem definidas e, assim como acontece com as formigas, a abelha-rainha é a responsável por gerenciar o trabalho que os operários desenvolvem dentro da colmeia.


São animais muito pacíficos que não atacarão você (picarão) a não ser que se sintam ameaçadas. Além disso, as abelhas morrem se picarem você, pois ficam com o ferrão enfiado no seu corpo e são incapazes de viver sem essa parte. Por isso, não picarão sem motivo, só farão isso se realmente se sentirem em perigo.


As vespas


Por outro lado encontramos as vespas, insetos que, ao contrário das abelhas, são predadores, ou seja, atacam para comer e sobreviver. Mas além disso, estes animais não produzem mel e costumam viver em favos, não em colmeias, pois o objetivo destes lugares é simplesmente para obterem proteção e um lugar onde viver e se reproduzir, mas não criar mel.


Devido ao seu caráter predador, as vespas são mais agressivas e, por este motivo, têm um corpo mais fino, estilizado e grande. A cor do seu corpo costuma estar em tons quentes como o amarelo, o marrom-claro, o âmbar, sempre combinando com listras pretas.


O comportamento entre elas não é tão sociável como no caso das abelhas porque precisam de sobreviver e caçar diferentes insetos para poderem se alimentar. Por este motivo, são mais bruscas e têm um instinto maior de competitividade e sobrevivência entre si. Quando picam você, as vespas não morrem nem ficam sem ferrão.


Diferenças básicas entre abelhas e vespas


Depois de falar de ambos os insetos separadamente, vamos falar nas diferenças entre vespas e abelhas para resumir e comparar toda a informação.


Por um lado, sabemos que as vespas são maiores que as abelhas. Além disso, as vespas não têm pelos e as abelhas têm.As abelhas são as responsáveis por produzir mel, as vespas não.O lugar onde as abelhas vivem são colmeias que elas mesmas constroem, as vespas, por outro lado, vivem em favos.As vespas são animais mais agressivos porque são predadoras, ou seja, têm que se alimentar de insetos para sobreviver; as abelhas são bem mais sociáveis e nas colmeias têm bem definida a posição de cada uma (a rainha e as operárias).No momento da picada, a abelha perde seu ferrão (que fica no seu corpo) e portanto morre, as vespas não morrem depois de picarem você.As vespas hibernam, por isso, em épocas de frio não costumamos vê-las no ambiente. Ao contrário delas, as abelhas continuam coletando mel durante todo o ano.


De qualquer forma, se for picado por qualquer uma delas, a verdade é que os ferrões produzem uma dor intensa e uma inflamação que deve ser tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.