terça-feira, 17 de abril de 2018

Cânfora

Cânfora de Jardim

Da família das Asteraceae, a cânfora de jardim também é conhecida como canforeira, alcanfor, cânfora, cânfora-das-hortas, entre outros nomes. Suas partes utilizadas para fins medicinais são as raízes, os ramos e as folhas e sempre foram muito utilizadas pelos indígenas. A erva rasteira possui folhas recortadas e é cultivada em regiões de altitude do sul e sudeste do Brasil.

Para cultivá-la, é necessário enriquecer o solo com matéria orgânica como cascas de legumes e de ovos, que ajudam na fertilização da planta. Plante-a ao sol e molhe frequentemente, mas sem exagerar. Mantenha um bom sistema de escoamento do excesso de água, uma vez que as raízes não ficam bem quando encharcadas.

Propriedades e benefícios

A cânfora age de forma muito eficaz em determinadas doenças, e possui propriedade sedativa, calmante, descongestionante, anti-inflamatória, analgésica, repelente, antisséptica e cicatrizante. Seus principais componentes são os flavonoides, óleos essenciais, princípios amargos e ácidos orgânicos. É eficaz para o alívio de dores derivadas de contusões, distúrbios neurológicos e cardíacos, distonias neurovegetativas com comprometimento cardiovascular, dores musculares, feridas, hemorragia uterina, neurose cardíaca, reumatismo e picadas de insetos. A infusão ou decocção são úteis para as dores musculares, contusões e as picadas.

Como usar?

Externamente, a cânfora deve ser usada na forma de cataplasmas, compressas e fricções com uma frequência de quatro vezes ao dia. Para tratamento de dores musculares, picadas de insetos, distúrbios neurológicos e cardíacos, feridas, contusões e hemorragia uterina, pode-se fazer a alcolatura, onde se maceram as folhas na cachaça ou no álcool de cereais. Deixe em local escuro durante dez dias e use em seguida. Pode ser encontrada na forma de pomadas, talcos, in natura ou chá.

Pomada: medicamentos à base de cânfora para contusões e torções musculares.

Talco: usado como antisséptico para pés evitando micoses e mau cheiro.

In natura: para uso in natura, prepare a vaporização de cânfora com folhas frescas que devem ser fervidas em água. Faça a inalação da sua vaporização de três a quatro vezes ao dia como um expectorante. Além disso, pode ser feito um xarope com folhas da planta, leite e mel.

Chá: o chá pode ser preparado com a proporção de duas colheres de cânfora para cada 500 ml de água fervida. Deixe por aproximadamente 15 minutos, coe e consuma de três a quatro vezes ao dia. O chá é eficaz no alívio de dores do reumatismo.

Precauções e contraindicações

O uso de cânfora é contraindicado para gestantes, mulheres em fase de amamentação e crianças. Quando usada externamente, a pele deve estar íntegra, sadia e sem infecções. O uso da planta fresca por períodos longos pode causar irritação na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.