segunda-feira, 16 de abril de 2018

Caqui

Caqui

O caqui (Diospyros kaki) é uma fruta bastante nutritiva, com grande quantidade de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes. Originária da China, posteriormente espalhou-se pelo Japão e, em seguida, por outros países ao redor do mundo. A cor avermelhada e alaranjada é devido ao licopeno, uma substância anti-inflamatória e anticancerígena, que auxilia na prevenção de doenças crônicas.

Também conhecida como caquizeiro e pertencente à família das Ebenaceae, a árvore que dá origem ao caqui possui folhas caducas, alternas e ovais; as suas flores são de gênero masculino e feminino; é de clima temperado, porém se adapta bem em regiões tropicais com altitudes acima de 1.000 metros, e desenvolve-se melhor em solo silíco-argiloso e bem drenado.

Propriedades e benefícios

O caquizeiro possui as seguintes propriedades medicinais: alcalinizante, estomáquica, fortificante, antioxidante, laxante, nutritiva e tônica. O caquizeiro é indicado para tratar casos de constipação intestinal, febre, catarro da bexiga, tuberculose e problemas no fígado, estômago e nas vias respiratórias.

Não há dúvidas de que a parte mais comumente utilizada desta planta é o seu fruto: o caqui. O betacaroteno, presente na fruta e que dá essa cor avermelhada e alaranjada, transforma-se em vitamina A no organismo, sendo responsável pela boa saúde dos olhos e da pele, além de manter uma boa imunidade.

O caqui também é rico em vitamina C, que atua no combate às bactérias e aos vírus. Outros nutrientes básicos e importantes presentes nesta fruta são o cálcio, ferro, fósforo e potássio. As propriedades antioxidantes presentes no caqui ajudam no combate à ação maléfica dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por doenças como o câncer.

Como utilizar esta planta?

As partes utilizadas do caquizeiro são a casca do tronco, a folha, o fruto e o cálice do fruto. Há várias formas de se utilizar a planta, dependendo do problema a ser tratado.

Como laxante e alimento energético: Amasse 6 caquis maduros e sem casca, junto com ½ quilo de açúcar e acrescente o suco de ¼ de limão. Leve ao fogo brando por cerca de 20 minutos, mexendo sem parar, até que a mistura adquira a consistência de geleia. Você pode usar esta geleia no pão ou torradas, no café da manhã.

Cicatrizante de feridas: Adicione uma colher de sopa de casca do tronco bem picada em 1 copo de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique na região afetada com um chumaço de algodão ou pano. Repita o procedimento por duas ou três vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.