Cipó azougue
Pertencente à família das Cucurbitaceae, a planta cipó azougue é trepadeira grande e possui raiz cilíndrica e amarela que chega aos três centímetros de diâmetro e até quatro metros de comprimento. Também conhecida como cota, catingueira, azougue, mercúrio vegetal, chá de boubas, cipó santo e remédio-de-gálico, a planta possui casca rugosa de coloração cinza-esverdeada por dentro e amarelo-pálido por fora. Seus ramos são fortes e flexíveis, e possuem folhas curtas, alternadas e agudas, com margens dentadas e espinhosas. Suas flores são pequenas, e toda a planta pode ser utilizada para fins medicinais.
O pó, usado para fazer o chá e as compressas, pode ser encontrado para venda em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.
Propriedades e benefícios
Entre seus princípios ativos encontramos alcaloides, taninos, flavonoides e saponinas. Suas propriedades envolvem ação anti-inflamatória, antiofídica, antissifilítica, antitóxica, depurativa do sangue, energética e laxante.
Seu consumo é indicado para casos de doubas, dartros secos, doenças venéreas, dores nos ossos, eczemas úmidos, erupções da pele, escabiose, escrófulas, feridas, furúnculos, herpes e outras moléstias da pele. Além disso, pode ser usada contra picadas de cobra, pruridos, reumatismo sifilítico, sífilis, úlceras da pele e urticárias. A planta, além de combater a sífilis, também age como um agente de prevenção da doença. Sua propriedade cicatrizante ajuda a agilizar a cicatrização da pele.
Como consumir?
Seu consumo pode ser feito por meio de infusão ou em banhos. Para doenças de pele – como furúnculos, feridas, manchas, dores, reumatismo, dores nos ossos e eczemas, por exemplo -, o uso deve ser externo. Para isso, molhe um pano com o chá da planta e faça compressas. É importante, no entanto, que a compressa seja feita com o chá ainda quente.
Como preparar o chá?
O chá – usado para todos os fins não citados acima -, deve ser preparado com a proporção de duas colheres de sopa do pó de cipó azougue para cada litro de água. Em um recipiente, coloque um litro de água e leve ao fogo. Em seguida, adicione as duas colheres do pó e aguarde alcançar fervura. Assim que a mistura começar a borbulhar, desligue o fogo e abafe. Deixe o chá descansar por cerca de dez minutos, consumindo em seguida. O chá deve ser consumido na medida de uma xícara de chá, de duas a três vezes ao dia.
Contraindicações e precauções
Não foram encontradas, na literatura consultada, contraindicações para o consumo da planta. No entanto, recomendamos sempre que, antes de consumir qualquer medicamento natural ou industrializado, você consulte um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.