terça-feira, 17 de abril de 2018

Cipó cabeludo

Cipó cabeludo

O cipó cabeludo, também conhecido como Guaco cabeludo, é uma planta medicinal muito conhecida pelos seus benefícios contra certas afecções do trato urinário, mas esse não é o seu único benefício. Veja agora os usos dessa planta nos tratamentos medicinais e suas propriedades.

O cipó cabeludo, cientificamente conhecido como Mikania hirsutissina, é uma planta originária da flora brasileira, é encontrada nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. É uma planta muito abundante na mata sul e possui uma bela afloração melífera. Muito utilizada na medicina popular, principalmente como anti-inflamatório.

Características

É uma planta arbustiva de pequeno porte, possui sabor amargo e cheiro aromático. A extremidade dos ramos mais novos se apresenta coberta de pelo que possui suma cor castanha clara. Este arbusto possui os caules arredondados densamente, as suas folhas são opostas, pecioladas e possuem de 5 a 10 centímetros de comprimento por 3 a 5 centímetros de largura. É uma espécie esciófita até eliófita, e indiferente quanto as condições físicas do solo. Geralmente florescem de novembro a abril.

Propriedade e uso

Mesmo sendo pouco estudada quanto aos seus componentes químicos, podemos afirmar que isso não diminui o seu uso e popularização. Entre seus principais componentes e princípios ativos temos: taninos catéquicos, óleo essencial, flavonas, ácidos terpênicos, sais de Al, Ca, Fe, K, Na e outros.

Suas propriedades medicinais são: antidiarreica, anti-disentérica, diurética, anti-inflamatória renal, antirreumática, bíquica, antinefrítica, adstringente e balsâmica.

É muito utilizada no combate a bronquite, catarros crônicos, coqueluche, laringite, hemoptise, nefrite, uretrite, hematúria, frieiras, rachaduras, e coceiras na pele, escarros sanguíneos, gota, varizes, lesões cardíacas, dilatação das veias.

Essa planta pode ser encontrada em forma de cápsula, líquido e também é possível fazer o chá da mesma. Para fazer p chá é preciso colocar um litro de água para ferver, em seguida você deve colocar duas colheres dessa erva na água fervendo e aguardar por 5 minutos, após isso abafe o chá e deixe apurar por mais cinco minutos, em seguida beba. O ideal é que se beba de 2 a 3 xícaras por dia.

 Contraindicações e efeitos colaterais.

Até o presente momento não foram registrados nenhum tipo de contraindicação ou efeito colateral, porém assim como qualquer outro medicamento deve ser usado com moderação, o uso em excesso pode causar danos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.