Copaíba
A copaíba é uma planta que pode ser usada para fins medicinais. Também conhecida como copaína verdadeira, copaiva, bálsamo de copaíba ou capivi, a planta, de nome científico Copaifera langsdorffii, pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais sob a forma de óleo, cremes, loções, shampoos, pomadas e sabonetes.
Benefícios e propriedades
A planta possui propriedades que envolvem a sua ação como anti-inflamatória, antisséptica, antifúngica, hipotensora, diurética, antimicrobiana, relaxante muscular, cicatrizante, desinfetante, antibacteriana, expectorante, anticancerígena, antitumoral, adstringente, antibiótica, emoliente, energizante, cicatrizante para o couro cabeludo, estimulante, laxante e tônica.
Pode ser usada em casos de problemas de pele como pé-de-atleta, feridas, erupções, dermatite, pano branco, eczema e câncer. Além disso, seu uso ajuda no tratamento de úlceras no estômago, caspa, tosse, catarro no peito, bronquite, resfriados, gripes, leucorreia, cistite, gonorreia, diarreia, hemorroidas, frieira, artrite, herpes, sífilis, micose, acne, gases, urticária e inflamações na garganta.
Como utilizar o óleo de copaíba?
O óleo pode ser usado para tratamento de pele e artrite. Para a pele, coloque uma pequena quantidade de óleo sobre a pele, na área afetada, e massageie. O procedimento deve ser feito, pelo menos, três vezes ao dia até a melhora dos sintomas.
Para casos de artrite, coloque uma pequena quantidade de óleo em uma panela com água e aguarde amornar. Aplique sobre a pele com um pano até duas vezes ao dia.
Na aromaterapia, o óleo pode ser usado como anti-inflamatório. Algumas pesquisas indicam ainda que seu uso desta forma pode ajudar no tratamento de problemas de saúde relacionados à ansiedade, congestão mucosa ou crônica, bronquite, condições irritáveis da bexiga, doenças de pele e diarreia crônica.
Contraindicações e efeitos colaterais
A copaíba pode trazer alguns efeitos colaterais. Entre eles estão a diarreia, vômitos e erupções da pele. O consumo e uso da copaíba e seu óleo, assim como produtos feitos com a planta, está contraindicado à pacientes gestantes, ou ainda em fase de amamentação.
O uso de medicamentos, sejam naturais ou industrializados, somente deve ser feito com supervisão médica, pois apesar de seus benefícios e melhorias comprovados na saúde do indivíduo com os sintomas acima citados, podem ter reações e interações medicamentosas. Caso não cessem os sintomas em um período curto de uso, procure auxílio médico. Se você faz uso de medicamentos contínuos, consulte sempre seu médico com a lista dos componentes dos medicamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.