segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Erva comestível e medicinal (diurética e contra dores corporais e infecções nas vias respiratórias e urinárias). Bastante simpática e fácil de encontrar. Aproveito para mostrar como pode ser um ataque de fungo em uma planta, o qual se deve evitar ingerir.

Nome científico: Emilia fosbergii Nicolson Nomes populares: Serralhinha, falsa-serralha, pincel, pincel-de-estudante, bela-emília, brocha, algodão-de-preá, serralha-brava. Família: Asteraceae Região de Origem: Ásia Erva espontânea, "daninha" em cultivos, ereta, de 30 a 60 cm de altura. Flores vermelhas pequenas, em capítulos com "formato de pincel".

Atenção: não confundir com as "serralhas-verdadeiras", plantas parecidas, do gênero Sonchus (principalmente Sonchus oleraceus e S. asper), mas maiores, com látex e com flores maiores, amarelas. Algumas possuem espinhos ou hastes escuras, e as folhas são geralmente bem maiores e mais recortadas. Estas possuem outros usos medicinais e gosto amargo bem forte, não tão "simpático". Já as "emilias", ou serralhinhas, possuem gosto bem suave e apreciável em saladas ou receitas de refogados. Porém, antes de apreciá-la, um cuidado especial: verifique se ela não está sobre ataque de fungos, como na foto abaixo. Eu sempre faço esta recomendação no final das postagens, porém esta planta me permite trazer um exemplo bastante didático e visível de como pode ser um ataque de fungo (claro que, dependendo das espécies do fungo e da planta, a cor e o formato serão diferentes):

Percebaocirculoamarelado( colôniadefungos)nafolha. Ingerirumdessespodedarcertador decabeça, e,segundoalgunsrelatos, atémesmoalucinaçõesleves. (Fotodeacervopessoal) Por fim, vamos à duas receitas de usos medicinais bem simples com esta planta: Contra asma, bronquite, faringite, amigdalite, e também resfriados e dores corporais, coloque água fervente em uma xícara média contendo uma colher (sobremesa) de folhas picadas. Isso 2 vezes por dia.

Contra infecções nas vias urinárias, e servindo também como diurético: ferva, por 5 minutos, 1 colher (sopa) de raízes, folhas e flores picadas, em água suficiente para dar um copo, que deve ser tomado em dois tempos: metade pela manhã e metade à tarde, antes das 17hs (as referências são bastante específicas em alguns detalhes misteriosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.