sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Bebês amarelinho

Banho de picão para o amarelão: como fazer
Ao nascer, até 80% dos bebês podem ficar com pele e olhos amarelados. Conhecida como icterícia ou amarelão, a doença só pode ser comprovada com um exame de sangue laboratorial.
O que é icterícia
Ainda quando está no útero, o bebê precisa produzir muita hemoglobina para aproveitar todo o oxigênio que chega pelo cordão umbilical. Depois que a criança nasce e o oxigênio passa a entrar pelas vias áreas, o organismo do recém-nascido começa eliminar a hemoglobina em excesso, produzindo uma substância chamada bilirrubina, que é a causadora da icterícia ou amarelão.
A icterícia aparece até o sétimo dia de vida e só o fato da pele estar amarelada não certifica a presença da doença, que deve ser provada apenas com um exame patológico que medirá a quantidade de bilirrubina presente no sangue.
Tratamento para icterícia
Se o grau da substância que causa o amarelão estiver elevado, é preciso submeter o recém-nascido à fototerapia, tratamento que, através da exposição a uma luz fria, estimula a eliminação da bilirrubina.
Porém, quando o nível da substância está baixo ou controlado, a fototerapia é desnecessária e a exposição solar e o banho de picão estimulam o desaparecimento do amarelão.
Embora as recorrências sejam raras, é preciso ficar atento ao aumento drástico da quantidade de bilirrubina no sangue, pois, se não controlada, pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso.
Banho de sol
O bebê deve ficar apenas de fralda no sol que antecede as 10 horas da manhã ou que sucede as 16 horas da tarde por apenas 5 minutos para que não sofra com a temperatura. O tratamento natural para amarelão deve durar, no mínimo, 10 dias.
Banho de picão
Planta com função hepatoprotetora, o picão é famoso para tratar problemas no fígado e úlceras, além de estimular a excreção da bilirrubina.
Para o banho de picão, acrescente em uma panela 2 litros de água e 10 colheres de sopa de folhas de picão picadas. Ferva e abafe por 10 minutos. Coe.
Quando a temperatura estiver ideal para o bebê, faça o banho.
Para deixar o banho para amarelão mais agradável, acrescente 3 colheres de sopa de camomila na receita, que além de ter um aroma agradável, ainda acalma o bebê.
Chá de Picão
II
Desta vez, vamos com um chá para curar a icterícia, o nome correto dado à coloração amarelada sobre a pele acompanhada de mucosas causadas por acúmulo de bilirrubina no organismo (hiperbilirrubinemia). Acompanhando a tendência comum de se manifestar em recém nascidos e crianças, (chegando a receber o nome de icterícia neonatal), este remédio natural feito com picão (Bidens Pilosa) regulamentado pela ANVISA é para uso infantil também.

Você vai precisar de:
2g(umacolherdesobremesa)defolhasdepicão 150mL(umaxícaradechá)deágua
Modo de Preparo:
Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e, após desligar o fogo, acrescentando as folhas de picão, deixando descansar, tampado, por alguns minutos.
Posologia
Beber uma xícara de quatro vezes ao dia
Precauções
Evitar durante a gravidez
Banho de Picão
Para os bebês com icterícia, além do banho de sol, é recomendado o banho de chá de picão.
Faça o mesmo chá, mas em quantidade maior. Para dois litros de água coloque 10 colheres de sopa do picão.
Depois do banho normal da criança, coloque ela na banheira com chá de picão morno. Não enxague a criança novamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.