Benefícios do chá de folha de louro para saúde
O louro, de nome científico laurus nobilis, é bastante conhecido por ser usado no preparo do feijão e da feijoada, além de muitos outros pratos da culinária internacional. As folhas são usadas normalmente secas, já que têm forte aroma e sabor, e podem ser usadas em carnes, caldos, sopas e ensopados, mas o que muita gente não sabe é que são ricas em propriedades medicinais.
Originária do Mediterrâneo, a planta Louro pode chegar aos 20 metros de altura, e suas folhas são as partes usadas para fins culinários e medicinais.
Benefícios e propriedades
Com 320 calorias por 100 gramas, o louro é rico em carboidratos e fibras alimentares. Também é rico em vitaminas A, B, C e D, cálcio, ferro, potássio e magnésio, além de conter gorduras saturadas e insaturadas.
Seu forte cheiro estimula a produção de saliva e enzimas digestivas que ajudam a quebrar as partículas dos alimentos, promovendo, portanto, uma digestão saudável. Ajuda no combate à azia e inchaço decorrentes da má digestão, o que justifica seu uso tão comum em feijoadas e pratos pesados.
Possui também em sua composição alguns compostos anti-cancerígenos, como é o caso do ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas. Esses compostos restringem o metabolismo das células cancerígenas, sendo útil principalmente contra a leucemia e câncer de mama.
Ajuda a combater inflamações do fígado, trata infecções da pele e dos ouvidos, melhora o funcionamento dos rins, age como expectorante em gripes, resfriados, bronquite e outras doenças respiratórias, além de promover o emagrecimento saudável. Pode ser usado ainda para regular o fluxo menstrual, aliviar cólicas, combater o estresse e a ansiedade. Da mesma forma que o boldo, ajuda a aliviar os efeitos da ressaca por ter propriedades desintoxicantes.
Suas propriedades envolvem ação como diurético, antirreumático, anti-inflamatório, digestivo, estimulante e expectorante.
Como preparar o chá?
Para preparar o chá, coloque algumas folhas de louro em uma chaleira com água. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, marque cinco minutos e então desligue. Deixe tampado e descansando por 10 minutos. Em seguida, coe e consuma. A dose indicada é entre três ou quatro xícaras espaçadas durante o dia.
Contraindicações e efeitos colaterais
É importante atentar à quantidade ingerida, pois o louro pode causar sonolência e ser prejudicial àqueles que possuem sensibilidade no estômago, quando consumido em excesso. A planta e seu consumo estão contraindicados para gestantes ou mulheres em fase de lactação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.