As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil, sendo que a causa principal é o infarto agudo do miocárdio. Os fatores de risco para o problema incluem a obesidade, hipertensão, tabagismo, colesterol, alto, estresse, diabetes ou infartos anteriores.
Os homens na meia idade e mulheres após a menopausa são os mais afetados pelo infarto, que apresenta sintomas como dor ao lado esquerdo do peito e formigamento no braço.
Os sintomas de infarto
O infarto agudo do miocárdio ocorre quando parte do músculo cardíaco morre por falta de oxigênio. Se uma das artérias coronárias ficar bloqueada por placas de gordura, o fluxo de sangue é interrompido e, se não for restabelecido a tempo, o tecido morre.
A dor do infarto agudo do miocárdio é uma sensação mal definida e que pode se alojar em qualquer local entre o lábio inferior e a cicatriza umbilical, mas a maioria das pessoas sente dor no meio do peito, como um aperto que se espalha para o braço direito.
Confira a seguir quais são os sintomas do infarto:
Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, que pode irradiar para os braços, pescoço, axila e costas; Dor de estômago que não tem relação com os alimentos consumidos; Dor nas costas; Enjoos e tonturas; Tosse seca; Palidez e suor frio; Fraqueza intensa; Palpitações; Mal estar; Falta de ar ou respiração rápida.
Ao sentir uma dor intensa, entre a boca e o umbigo, e que se mantém por mais de 20 minutos, o indivíduo deve procurar ajuda no pronto socorro mais próximo em no máximo uma hora. A dor diminui com o tempo, mas o dano torna-se mais extenso e, após 12 horas de dor, o músculo já estará quase morto por completo.
Os sintomas de infarto fulminante podem surgir mais abruptamente e serem acompanhados de suor excessivo, cansaço e indigestão.
Sintomas de infarto feminino
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), o número de infarto em mulheres cresceu em 30% e é uma das principais causas de morte entre as brasileiras. Além dos sinais comuns como dor ao lado esquerdo do peito e formigamento no peito, as mulheres podem apresentar outros sintomas. Confira a seguir:
Dor no queixo, no colo ou nas costas, como se tivesse um peso; Dificuldade para respirar; Sensação de bolo na garganta; Forte indigestão; Náuseas e até vômitos; Suor frio e, em casos extremos, desmaio.
Aliado ao uso da pílula anticoncepcional, o tabagismo é um dos motivos para o infarto em mulheres. Recomenda-se manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, além de exames em dia. Se os sintomas aparecerem após fortes emoções ou situações estressantes, há maior probabilidade de ser um infartohttps://cantinhoecologicodonagapito.blogspot.com/p/remedios-da-roca.html?m=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.