segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Folha de batata doce

Folhas de batata doce 

Come-se as folhas, as raízes. Se faz suco, refrigerante, doce, massa, bolo, biscoito, panqueca, tapioca, cerveja, vinagre, salada, sopa, bolinho, cobertura de bolo... são muito saborosas, e totalmente negligenciadas - o que faz delas PANC de primeira categoria.

A batata doce é uma planta nativa do Brasil já cultivada pelos índios, possuindo diversas variedades e cores, adaptadas a ambientes ensolarados, sombreados, úmidos, secos. Ela é um alimento que nasce de norte a sul no país. De nome científico Ipomoea batatas, existem inúmeras variedades. Um documento da Embrapa cita que, em seu germoplasma ativo, existem mais de 324 variedades e cultivares catalogados. Daria para comer praticamente um tipo por dia, sem repetir nenhum, por um ano! 

As folhas da batata doce soltam um leite branco, o que para muitos é um sinal de veneno, perigo. No caso, elas cruas de fato são tóxicas, mas cozidas tornam-se perfeitamente seguras. Poderia ajudar tanta gente que ainda passa fome no país e ainda não conhece os usos das folhas. Na gastronomia, potencial infinito para rechear pães, tortas, para sopas, cremes, purês, risotos. Com sua textura macia, sabor delicado e paladar agradável, pode substituir praticamente qualquer hortaliça refogada, como escarola, couve ou espinafre.

Propriedades nutricionais

As raízes são nutritivas, de baixo valor glicêmico, ricas em fibras e minerais. Mas eu quero mesmo é falar das folhas. A literatura relata muitas propriedades das folhas da batata doce, sendo considerado uma planta de alto valor nutricional e medicinal. Eu diria que é quase uma super-planta. As folhas são riquíssimas  em polifenóis (a saber: ácido caféico, ácido clorogênico, ácido 3,4-di-O-caffeoylquinico,  ácido 3,5-di-O-caffeoylquinico, ácido 4,5-di-O-caffeoylquinico e  ácido 3,4,5-tri-O-caffeoylquinico) substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e tem comprovado efeito na prevenção de vários tipos de câncer e doenças degenerativas. Esses componentes tem diversos benefícios, como atividade antimutagênica, anticâncer, antidiabetes e anti-inflamatória.

As folhas também são ricas em antocianinas, pigmentos que a fazem tolerante à luz intensa, e para nossa saúde trazem diversos benefícios. Foram encontrados mais de 15 variedades de compostos dessa categoria nas folhas da batata-doce, sendo os principais tipos cianidina acíclica e peonidinas. Falando em vitaminas, é rica em vitamina E, vitamina K, complexo B, ferro, cálcio, zinco, cobre, e de quebra, mais proteínas que a couve e o espinafre. Não disse que era um super-alimento?

O sabor é idêntico ao de hortaliças que estamos acostumados, como espinafre e a taioba. É delicioso e vai bem em qualquer prato salgado. Em bolos e doces dá uma linda coloração esverdeada. Para consumir as folhas, elas devem ser cozidas ou branqueadas, nunca cruas, porque podem irritar a garganta e paralisar a digestão completamente, levando a quadros graves de vomito e diarreia. Cozidas, porém, são perfeitamente seguras e vastamente recomendadas pela literatura como um alimento fortificando, nutritivo e promotor da saúde. Substitui a couve, cortada finamente, acompanhando farofa, arroz, feijão e feijoada. Tente e depois me conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.