Como cuidar da artrite com tratamentos naturais?
Tratamentos naturais para amenizar os sintomas
Artrite é um termo médico referente às doenças que causam uma inflamação no tecido conjuntivo (particularmente nas articulações), ou uma degeneração não-inflamatória desses tecidos. Estas são mais de 100 doenças diversas, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Tipos mais comuns
Existem duas manifestações mais comuns dessa enfermidade: a osteoartrite, que é uma degeneração pelo uso e desgaste da articulação e a artrite reumatoide, inflamação resultante de uma alteração no sistema imunológico.
A osteoartrite acontece quando a cartilagem da articulação que cobre a terminação do osso é prejudicada ou desgastada de maneira irregular, o que torna a movimentação daquela articulação extremamente difícil e dolorosa. Esta é a causa mais comum de limitação funcional em
idosos, atinge, normalmente, o pescoço, coluna vertebral, quadril e joelhos. São 90% (segundo estimativas) da população com mais de 50 anos que tem sua rotina prejudicada, com tarefas simples como subir escadas, dirigir, abrir latas, etc., tornando-se praticamente impossíveis de realizar. E as pessoas com mais de 70 anos que apresentam sintomas dessa doença chegam a 70%, tornando esta, a mais comum das artrites.
A artrite reumatoide é mais comum em mulheres, afetando 1 a 2% da população mundial. Manifesta-se inicialmente nas articulações, as razões ainda não são muito esclarecidas, mas o organismo produz resposta imunológica contra todas as articulações e isso causa dor, inchaço, inflamação, erosões nos ossos e cartilagem articular e, com o passar do tempo, o quadro evolui para deformidades dessas articulações, rigidez acentuada pela manhã, especialmente e falta de movimentos, tudo isso com muita dor. Em casos mais graves desse tipo de artrite, deformidades podem se tornar irreversíveis e também sintomas causados sistêmicos pela produção de um anticorpo chamado fator reumatoide, que pode causar danos a outros órgãos que não sejam as articulações, como fígado, pulmão e rim. Os primeiros sintomas surgem precocemente, entre 25 e 40 anos, normalmente, mas podem surgir a qualquer idade, até mesmo em crianças.
O tratamento das artrites tem por objetivo aliviar os sintomas, já que as articulações não podem ser curadas, apenas substituídas por próteses.
Tratamentos naturais para aliviar os sintomas das artrites
ALFACE: faça um suco com o talo da alface, batendo no liquidificador com um pouco de água e beba meio copo antes de dormir; PEPINO: excelente em casos de gota, reumatismo e artrites. Preparar um suco com pepino, beterraba e cenoura e beber em jejum. MELANCIA, MAÇÃ E MELÃO: estas são as frutas que devem substituir uma das refeições, de preferência o café da manhã, durante um mês. A cada mês, usa-se uma delas. LIMÃO: fazer a chamada “cura de limão”. Começar com um limão no primeiro dia, dois no segundo e assim até completar 10, aí, então, começa-se a reduzir, chegando a um limão no 20° dia. Eles devem ser espremidos e diluídos em água. CHÁ DE CAVALINHA, SALSAPARRILHA, DENTE-DE-LEÃO E CHAPÉU-DE-COURO: misturar os chás em quantidades iguais e usar 3 colheres de sopa em um litro de água fervente. Tomar 3 xícaras ao dia. VINAGRE de maçã: misturar 2 colheres de café de vinagre de maçã em 1 copo de 100ml de água, adoçado com mel, deve ser bebido junto às refeições. Essa mistura ajuda no metabolismo do cálcio, que as pessoas com artrites tem dificuldades para conseguir
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.