Coloque numa bacia 1envelope (10 g) de fermento biológico seco e junte aos poucos 3 xícaras (720 ml) de água morna. Mexa até dissolver. Adicione 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de sal, rasas. Vá juntando farinha de trigo aos poucos (usei farinha de trigo orgânica e 1 quilo foi o suficiente, mas se usar o tipo comum, não orgânica, talvez precise de mais - cerca de 1,2 kg), mexendo com colher de pau. Quando ficar difícil de mexer, junte 1 ovo e 1/2 xícara de manteiga e misture bem. Junte mais farinha aos poucos e vá sovando com as mãos até virar uma massa homogênea que não grude mais nas mãos. Junte, então, 4 colheres (sopa) de sementes de abóbora torradas (ou de girassol), 4 colheres (sopa) de linhaça dourada (ou da marrom) e 1 colher (sopa) de nigela - opcional. Cominho tostado ou endro também caem bem. Misture sovando para incorporar. Cubra com plástico ou pano úmido e deixe crescer até dobrar de volume. Divida em 4 e modele os pães. Se for rechear, veja a receita abaixo. Coloque-os em forma untada e enfarinhada e cubra com pano úmido. Deixe retomar o volume. Antes de assar em forno pré-aquecido quente, polvilhe farinha e faça cortes. Dez minutos em forno bem quente e mais 50 minutos em forno mais baixo. Outra receita bem básica e parecida com esta está aqui.
Pão com recheio de serralha
Faça a massa de pão conforme explicado acima. Enquanto cresce, faça o recheio: pique 2 dentes de alho, pique 1 cebola, lave e pique 180 g de serralha e 80 g (um bom maço) de cebolinha, lave e pique 2 tomates sem as sementes e corte em cubinhos 1 gomo de linguiça colonial (ou uma calabresa que tiver em mãos - mais ou menos 100 g). Numa frigideira aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, junte o alho e deixe dourar. Acrescente a cebola e refogue até começar a dourar. Junte, então, a serralha, o tomate picado e a linguiça. Vá mexendo devagar até a verdura murchar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e pimenta vermelha em pó (usei uma defumada). Espere esfriar.
Para fazer o pão recheado, abra em retângulo, coloque o recheio no meio e feche a massa - ou cruzando em tiras, como mostro na foto, ou fechando como um envelope ou rocambole. Se quiser, junte ao recheio um pouco de queijo em pedaços. Usei queijo colonial gaúcho. Agora é só deixar crescer e levar para assar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.