Bredo
A planta bredo, conhecida por caruru e amaranta, é facilmente encontrada pelo território brasileiro. O bredo possui grandes funções curativas na medicina.
A planta bredo também é conhecida por caruru e amaranta e é facilmente encontrada pelo território brasileiro. Vinda da família das Amaranthaceae, o bredo possui grandes funções curativas na medicina alternativa.
A parte da planta que é mais utilizada na medicina natural são as suas folhas. Elas podem tanto ser misturadas em outros ingredientes, como usadas para um chá ou ainda consumida de forma fresca ou seca. A bebida feita a partir da infusão das folhas da planta serve como um adstringente, demulcente, antisséptico, diurético, tônico, cicatriza feridas e ajuda a regular a menstruação.
O chá de bredo é indicado para quem sofre de diarreia, disenteria, corrimento vaginal, leucorreia, ferimentos, hemorragia nasal e nos intestinos, sangramento menstrual intenso e prolongado, gengivites e amidalites.
Chá de bredo
Ingredientes
-1 litro de água;
-2 colheres (de sopa) de folhas e flores secas e bredo (cerca de 100g).
Modo de preparo
Coloque a água para ferver e acrescente as ervas. Quando o líquido estiver fervido, desligue o fogo e deixe o chá em infusão por cerca de 10 minutos. Depois, pegue uma peneira e coe o chá, separando a erva do líquido e beba. O recomendado é que a ingestão do chá de bredo não ultrapasse as três xícaras por dia.
Dica
As sementes da planta também são comestíveis e podem ser utilizadas em torradas, pães e outras receitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.