Cálamo aromático
O cálamo aromático, de nome científico Acorus calamus, é uma planta também conhecida como junco de cobra, cana cheirosa e cana odorífera. Pertencente à família das Araceae, é uma planta aquática que mede entre 60 a 150 cm de altura, possui o tronco subterrâneo, as raízes finas e chatas e as suas folhas são estreitas e lanceoladas.
Originária da Ásia e introduzida na Europa pelos povos tártaros, no século XIII, esta planta possui um aroma agradável, lembrando o da tangerina, e sabor amargo. Nos países árabes, costuma-se utilizar a essência do cálamo aromático como afrodisíaco. Os romanos e os gregos ofereciam a planta aos seus deuses; enquanto os mongois acreditavam que o cálamo tinha o poder de limpar as águas. Confira a seguir as propriedades e os benefícios à saúde proporcionados por esta planta.
Propriedades do cálamo aromático
O óleo essencial originário do rizoma (caule subterrâneo) desta planta apresenta propriedades digestivas (eupéptico e aperitivo), carminativa, diaforética, diurética e antiespasmódica.
Os benefícios e as indicações de uso
Por ser tônico e estomacal, o chá de cálamo aromático pode ser utilizado em casos de flatulências, raquitismo, bronquites, catarros, vômitos, digestão pesada e difícil, escassez de suco gástrico e gastrite crônica. Também é útil para eliminar os gases do tubo digestivo. Além disso, esta planta é um relaxante muscular e sedativo leve do sistema nervoso. Auxilia, também, no tratamento de casos de inchações, icterícia, halitose e hiperazotemia.
O chá de cálamo aromático
Para preparar o chá da planta, basta colocar duas colheres de sopa para cada litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, contando a partir do momento em que a ebulição tem início. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, em um recipiente tampado, durante cerca de 10 minutos. Coe e tome o chá. É indicado tomar uma xícara do chá de três a quatro vezes ao dia.
Contraindicações e precauções
O uso do cálamo aromático é contraindicado para gestantes (inclusive na forma de banhos ou massagens corporal), lactantes e crianças menores de dois anos. A planta não deve ser utilizada em altas doses e nem por longos períodos (o tratamento deve ser descontínuo), pois sérios efeitos adversos podem aparecer nestes casos.
Lembre-se que a automedicação, inclusive quando feita com medicamento natural, pode ser perigosa e que somente um profissional está apto para afirmar se determinado remédio serve para o seu caso específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.