terça-feira, 17 de abril de 2018

Cebolinha

Cebolinha

A cebolinha, de nome científico Allium schoenoprasum, é uma planta originária da Europa e muito conhecida por nós, brasileiros, que a utilizamos bastante na cozinha, para dar mais sabor e cor aos pratos do nosso cardápio. Pode vir acompanhada de sua companheira, a salsinha, compondo o famoso condimento denominado “cheiro-verde”. A cebolinha apresenta algumas variedades, incluindo as de coloração avermelhada, outras com bulbos maiores ou folhas mais ou menos grossas, e pode ser confundida com uma planta de origem asiática muito usada na cozinha do extremo Oriente, o Allium fistulosum.

A utilidade da cebolinha vai muito além de deixar a nossa comida mais saborosa: além de dar mais gosto à nossa comida, ela pode proporcionar muitos outros benefícios à nossa saúde, graças às suas propriedades que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira a seguir as propriedades e os benefícios desta nossa grande conhecida:

As propriedades e os benefícios

A cebolinha contém importantes nutrientes como as vitaminas A, B3 (niacina) e C e sais minerais como o cálcio e o fósforo. A vitamina A atua como antioxidante, melhora a visão, fortalece o sistema imunológico e auxilia no crescimento dos cabelos; a vitamina C ajuda a prevenir doenças e evita o envelhecimento precoce das células; a niacina deixa a pele mais bonita e estimula o apetite; já os minerais cálcio e fósforo são responsáveis pela formação dos dentes e dos ossos. Devido à presença dessas substâncias em sua composição, a cebolinha tem um importante papel no combate aos radicais livres e no fortalecimento do organismo. Além disso, a planta é também um ótimo repelente e antibiótico, podendo ser utilizada em preparos orgânicos para prevenir doenças de plantas e pragas.

Modos de consumo

A cebolinha pode ser usada na preparação de diversos pratos, como carnes, caldos, saladas de verduras e de batatas, patês, massas, pastas de queijo fresco, molhos, omeletes, dentre muitos outros, além de utilizá-la ao preparar temperos caseiros. Com um sabor agradável parecido com o da cebola (Allium cepa), porém mais suave, a cebolinha é também muito apreciada no molho tártaro. A planta ainda pode ser servida crua na decoração de pratos.

Para ter sempre em casa!

A cebolinha pode ser facilmente cultivada em casa: basta apenas um pouco de terra ou um vaso para semeá-la e, dentro de pouco tempo, colhê-la. Ela deve ser cultivada em solo fértil, bem preparado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, sob o sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.