quarta-feira, 18 de abril de 2018

Couve

Couve

A couve é um vegetal pertencente ao gênero Brassica e à família Brassicaceae, da qual fazem parte espécies como o repolho, a mostarda, o rabanete e o nabo. Muito consumida no Brasil, esta hortaliça é nativa da Europa e foi introduzida no país pelos primeiros colonizadores portugueses. A espécie mais encontrada no país é a couve-manteiga, com folhas lisas, levemente onduladas e de cor verde-claro. O vegetal é um alimento muito nutritivo e com muitas propriedades medicinais.

Propriedades da couve

A couve é rica em vitaminas A, B6, C, E e K e minerais como o cálcio, magnésio, ferro, fósforo e selênio. Além disso, possui compostos como os fenólicos que, segundo pesquisas, diminui a multiplicação de células cancerígenas. É um vegetal com baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas de couve contém 25 calorias, podendo ser utilizada em dietas para emagrecimento.

Benefícios da hortaliça

Devido às suas propriedades, a couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Possui ação vermífuga, auxilia no combate aos problemas do fígado e estômago, tem ação laxativa e é indicada para amenizar a asma e bronquite. É também uma aliada na prevenção e combate da depressão pela presença do magnésio, que é um nutriente que ajuda na formação da serotonina, o neurotransmissor ligado ao bem-estar. O magnésio presente na hortaliça também auxilia no relaxamento muscular, previne os espasmos musculares e a enxaqueca.

As propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes da couve também são reconhecidas, além de ajudar a fixar o cálcio nos ossos. A hortaliça é um alimento antioxidante, sendo ótimo contra o envelhecimento precoce.

Para garantir o melhor aproveitamento de todos os benefícios proporcionados pela couve, escolha bem na hora da compra: atente-se para a cor, que deve estar em um tom esverdeado intenso, sem o amarelado nas bordas.

Como consumir?

A couve está presente na preparação de saladas, refogados, sucos, sopas, caldos, molhos, entre outros pratos. Antes de ser consumida crua nas saladas, a couve deve ser muito bem lavada. Especialistas recomendam preparar o alimento no cozimento a vapor ou sob pressão. É importante ressaltar que quanto menos ficar na água e no fogo, melhor, para que a couve não perca as suas propriedades nutritivas e medicinais, além de não ficar escura e nem adquirir um sabor desagradável decorrentes de uma exposição longa ao calor do fogo.

Aprenda uma ótima receita de suco para aproveitar todos os benefícios que a couve proporciona à saúde:

Suco de couve-manteiga, abacaxi e hortelã

Ingredientes:

100 gramas de abacaxi1 folha grande de couve-manteiga crua com o talo20 g de hortelã100 ml de água

Modo de preparo:

Lave as folhas e coloque-as picadas junto com o abacaxi e água no liquidificador. Bata e beba em seguida. Se preferir, acrescente gelo a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.