A desconhecida Taioba me encanta pela sua versatilidade! Aqui temos três variações para acompanhamentos bastante interessantes e que se pode preparar de uma só vez:
Um purè saboroso e super cremoso que não fica devendo absolutamente nada para os mais sofisticados Purès de Batatas. Um refogado das folhas da taioba que posso garantir que não fica devendo absolutamente nada para a Couve feita para acompanhar as feijoadas e virados; e... Taioba Dourada, pré cozida e dourada no azeite que pode acompanhar muitas carnes assadas. Alla ricetta...
Ingredientes: Folhas frescas e as raízes de 1 bom pé de taioba 50g manteiga sem sal Leite qb 1 dentinho de alho amassado Azeite de oliva qb Sal qb
Olha só qual é a aparência do pé de Taioba (aqui são vários, mas em primeiro plano só há um deles):
Calma! Não se assuste... no meio ela é bem branquinha - veja a próxima foto:
Mãos na Taioba: A primeira coisa que faço é separar as folhas das raízes. Lavo muito bem cada uma delas (tanto as folhas como as raízes). As folhas são picadas como a couve.
Numa sartén com um traço de azeite e o dentinho de alho amassado para saborizar entram as folhas de taioba picadas. Assim que murcharem com o calor, cozinha-se por uns 3 minutos, ajusta-se o sal e pronto. Já temos o refogado de folhas de taioba.
As raízes são descascadas e cortadas em pedaços. Ficam assim:
O passo seguinte é realizar um pré-cozimento. Fácil: apenas deixar ferver por 12 a 15 minutos. Então, parte delas será reservada para dourar em azeite e parte será passada no espremedor de batatas para o puré.
Depois disso vai para uma panela para finalizar o purè. Um tracinho de azeite e a manteiga junto com a taioba espremida, fogo baixo, começa o processo. Depois da manteiga derretida começo a juntar leite mexendo sempre.
A quantidade de leite dará a cremosidade que se deseja. Depois de obtida, ajusta-se o sal.
Já temos o purè pronto.
Vamos à taioba dourada em azeite. Numa sartén coloco um bom traço de azeite, deixo aquecer bem e entro com as fatias reservadas de taioba pré-cozida. Não é um processo de fritura mergulhada em azeite super quente. É apenas um processo de dourar as superfícies. Durante o processo vou salgando os pedaços.
Deixo de um lado, sempre monitorando o ponto de dourar.
Viro e douro dos outros lados.
No final, recolho num prato forrado com papel absorvente para retirar os últimos excessos de gordura e finalizo com um pouquinho mais de sal por cima.Resista se for capaz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.