Sapecando O Roçado
Doces da Roça
Doces da Roça
Encontre Aqui
Farmacinha da roça
Não é mato é di cumê P.A.N.C
Doces da roça
Ensinamentos da Roça -aprendendo de tudo
Dicas da Roça
Piadas da Roça
Fugão di lenha Receitas
Nossa horta
Árvores frutíferas
Animais Peçonhentos
Herbarium plantas medicinais
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Charuto de Paripareba Caapeba
(PANCs – Parte 1) Charutinho de folha de Pariparoba com Cogumelo e Palmito
Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs) são aquelas que podem ser utilizadas para alimentação humana, mas que muitas vezes são desconhecidas, utilizadas com outro fim ou até mesmo tratadas como ervas daninhas ou invasoras.
Há algum tempo venho me interessando pelo assunto e, pesquisando, sempre me deparava com uma grande carência de informações confiáveis e oficiais.
Ano passado, entretanto, foi lançado o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas, dos autores Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi. O livro é genial, possui mais de 300 espécies de plantas e 3 receitas para se fazer com cada uma delas!
São muitas as plantas diferentes para reconhecer e procurar pelos quintais afora, então vou escolhendo algumas mais disponíveis em minha região e cada uma que eu testar vou compartilhar aqui no blog.
A primeira escolhida foi a folha de pariparoba (Piper umbellatum L.), também conhecida como caapeba, aguaxima e catajé., é nativa em quase todo território brasileiro, crescendo espontaneamente em áreas abertas ou beira de capoeiras úmidas e semi-sombreadas. As folhas jovens podem ser utilizadas culinariamente escaldadas, salteadas e para envolver alimentos que vão ao forno (em substituição do papel alumínio). Do ponto de vista nutricional, as folhas são ricas em fibras, cálcio, ferro e potássio.
Uma das receitas sugeridas é o Charuto de Pariparoba, que fizemos aqui em casa e aprovamos. Em sabor e aparência lembram muito as folhas de couve.
Segue a receita:
Charutinhos de Folha de Pariparoba com Cogumelo e Palmito
Ingredientes
12 folhas pequenas e 1 folha grande de pariparoba
250g de cogumelo paris picado
300g de palmito pupunha picado
½ cebola picada
½ pimentão verde picado
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
Para o molho:
½ xícara de chá de folhas de hortelã
6 dentes de alho
1 colher de sopa de sal marinho
Modo de Preparo
Aqueça uma frigideira e adicione o azeite. Acrescente a cebola e o pimentão picados e deixe dourar. Adicione os cogumelos, o palmito e o molho de soja e refogue bem até que fiquem levemente macios. Monte os charutinhos acrescentando um pouco de recheio sobre uma folha de pariparoba e enrolando.
Para fazer o molho, em um pilão amasse os dentes de alho com o sal e as folhas de hortelã.
Forre uma panela grande com a folha grande de pariparoba. Disponha sobre ela uma camada de charutinhos, lado a lado, e cubra com metade do molho. Acrescente mais uma camada de charutinhos e adicione o restante do molho.
Acrescente água até cobrir a primeira camada de charutinhos, tampe a panela e leve ao fogo até cozinhar. Retire da panela com cuidado os charutinhos e disponha-os em uma travessa. Sirva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Ver versão para dispositivos móveis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.