terça-feira, 18 de setembro de 2018

Taioba


Taioba - o que é e porque comer esta planta

A taioba é uma planta de folhas grandes que é cultivada e consumida especialmente na região de Minas Gerais, e que é rica em nutrientes como vitamina A, vitamina C, cálcio e fósforo. Em outras regiões ela também conhecida como orelha-de-elefante, mangarás, macabo, mangará-mirim, mangarito, mangareto, taiá ou yautia.

Em geral, a taioba é utilizada na culinária em pratos de saladas refogadas, preparando-a da mesma forma que a couve manteiga, mas também pode ser adicionada em sucos verdes e sopas detox. Dentre os seus principais benefícios, estão:

1. Melhorar o trânsito intestinal

Por ser uma folha rica em fibras, a taioba ajuda a aumentar o bolo fecal e acelerar o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Para aumentar esse efeito, uma boa dica é fazer um suco com 1 folha de taioba, 1 laranja, 2 ameixas secas e limão.
2. Melhorar a visão

A taioba é rica em vitamina A, nutriente importante para a saúde da visão. Ter uma alimentação rica em vitamina A previne problemas como degeneração macular, cegueira noturna e catarata, que aparecem com o avançar da idade. além da taioba,

3. Atuar como antioxidante

As folhas da taioba são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua no organismo fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como gripes, resfriados, câncer e aterosclerose.

4. Prevenir a anemia

A taioba é rica em ferro, mineral essencial para o transporte de oxigênio no sangue e que, quando está em falta no organismo, causa anemia. Assim, tomar 1 copo de suco com uma folha de taioba por dia ajuda a prevenir e combater anemias.

Além disso, ela também é rica em vitaminas do complexo B, que atuam aumentando a produção de energia no organismo e combatendo o cansaço que normalmente acompanha a anemia.

5. Prevenir osteoporose

Por ser rica em cálcio e fósforo, a taioba é uma excelente fonte de nutrientes para mantes os ossos fortes, prevenindo problemas como osteoporose, que aparece principalmente em idosos e em mulheres após a menopausa.

Além disso, esses minerais também são importante para manter a saúde dos dentes e para se ter uma boa contração muscular, melhorando a força e favorecendo o bom funcionamento do coração.

Como consumir

A taioba pode ser incluída em saladas refogadas, sucos verdes, recheios de pizzas, crepes e bolinhos, e pode ser acrescentada em sopas e vitaminas para trazer um maior valor nutritivo pra refeição.

Ela tem um sabor parecido com o do espinafre, mas é mais leve e mais fácil de encaixar em diversas receitas, mesmo para crianças e adultos que não costumam gostar de vegetais



Bolinhos de taioba

Rendimento Cerca de 40 unidades
Tempo de preparo 1h30

Ingredientes
400 g de taioba, sem os talos, cortados  (tirinhas);
500 g de batatas espremidas;
100 g de farinha de trigo + um pouco para empanar os bolinhos;
100 g de cebola cortadas à brunoise (cubinhos);
50 g de manteiga;
farinha para empanar os bolinhos;
sal a gosto;
óleo de girassol para a fritura.

Modo de fazer
1 Mergulhe rapidamente a taioba em água fervente e divida as tirinhas em duas porções.
2 Bata uma porção no processador até obter um líquido com textura bem lisa.
3 Refogue a outra porção com manteiga, cebola e sal.
4 Coloque as batatas espremidas numa caçarola e adicione a taioba refogada, a taioba líquida e sal a gosto.
5 Acrescente as 100 g de farinha de trigo aos poucos e mexa sempre, até obter uma mistura homogênea e de consistência média.
6 Leve a mistura ao fogo e cozinhe até que ela comece a se soltar do fundo da caçarola. Adicione mais farinha se achar necessário.
7 Molde os bolinhos como queneles, com a ajuda de duas colheres de sobremesa, e passe-os na farinha de trigo.
8 Frite os bolinhos em óleo quente e escorra-os no papel-toalha.
9 Sirva sobre uma folha de taioba

👉Cupcakes de taioba










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.